segunda-feira, 6 de abril de 2009

INTRANET...

O que é uma Intranet? Para quê criar uma Intranet?

O que é uma Intranet?

Muitas definições de Intranet se referem a uma rede privada de computadores, mas uma Intranet é MUITO mais que isto, da mesma forma que a Internet revolucionou toda a forma de nos relacionarmos e de nos comunicar, não somente através de um computador, mas de forma a afetar a nossa vida on-line e off-line, a Intranet trouxe a mesma inflexão para dentro da comunicação e retenção de conhecimento dentro de uma empresa.


Assim uma forma de entender uma Intranet é um série de sites interligados e que só são acessados de dentro da empresa. As Intranets são construídas da mesma forma que os sites de Internet, e podem utilizar as mesmas técnicas de desenvolvimento.

Uma grande diferença das Intranets é que estas normalmente apresentam alguma forma de identificação do usuário que está navegando, assim é possível reconhecer o seu perfil de acesso. Uma Intranet pode utilizar um modo de identificação automático, onde através do login de rede (login via LDAP) é possível nominar o usuário, de forma transparente, ou algumas Intranets mais simples solicitam login e senha para acesso a algumas áreas de serviços como acesso à informações privilegiadas.

Para quê ter uma Intranet?

Hoje para a maior parte das empresas a Intranet é tão importante quanto o site da empresa, pois é através dele que são comunicadas as principais estratégias, presentes e futuras, para os mais diversos níveis hierárquicos, desta forma rápida, barata e eficiente.

Um gerenciador de conteúdo para uma Intranet é essencial para o sucesso desta, já que através de CMS, é possível descentralizar a geração de conteúdo, assim cada área pode gerenciar a sua própria necessidade de divulgação de informação e através de um fluxo de trabalho permitir que uma área central valide a linguagem utilizada.

Desta forma é comum que o conteúdo desta cresça de forma desequilibrada, uma área pode gerar muito mais conteúdo que outra, assim um Arquiteto da Informação pode ajudar no processo de tornar o conteúdo mais acessível.

É comum termos áreas de acesso restrito, assim é possível que um gerente tenha acesso a informações pertinentes ao seu cargo, o mesmo ocorrendo para os diretores e presidente da empresa, as melhores Intranets, fazem isto de uma forma transparente, sem que o funcionário se sinta menosprezado por não ter acesso a alguma área.

Com o passar do tempo as Intranets têm crescido tanto quanto os sites da empresas e já demandam sistemas de busca e recuperação de informação tão sofisticada e complexa quanto o papel que o Google desempenha para a Internet. Estes sistemas permitem a indexação de documentos, arquivos, indexação de imagens e vídeos, além de trabalhar a relevância e pertinência destes dados dentro da busca.

Fonte: http://www.mmcafe.com.br


Um comentário:

  1. Amplamente utilizado por empresas de grande porte no ramo de comércio e serviços, que precisa estar atualizando constantemente suas informações e disponibilizando para o seus funcionarios, reduzindo custos com treinamentos.

    Rodrigo Santana

    ResponderExcluir