sexta-feira, 3 de maio de 2013

Rede de fibra óptica transfere dados quase na velocidade da luz

Pesquisadores criam rede de fibra que opera a 99,7% da velocidade da luz e impulsiona taxas de dados de 10 terabytes por segundo



Como sabemos, cabos de fibra óptica fornecem a mais rápida Internet banda larga para residências. Eu sei disso. E surtei quando a velocidade regular da minha Internet aumentou em 15 vezes.
Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, estão ampliando as possibilidades da fibra ainda mais, para o limite (quase ridículo) de 99,7% da velocidade da luz. Se você acha isso rápido, espere até ouvir que este cabo oco de fibra óptica pode enviar dados na velocidade de 10 terabytes por segundo.
Sim, os cientistas ingleses pegaram um cabo de fibra óptica comum e encheram o seu interior com nada menos que ar. Os pesquisadores já sabiam que encher o cabo com ar aumentaria a capacidade da velocidade de transmissão de dados via luz, mas algumas tentativas anteriores falharam e resultavam em perda de dados sempre que o cabo precisava "virar a esquina".
Para resolver esse problema, os pesquisadores melhoraram o projeto dos seus tubos de fibra que limita a perda de dados a um nível aceitável de 3,5 decibéis por quilômetro.
Os cientistas dizem que esta velocidade nunca seria possível com um cabo de fibra óptica normal, porque o vidro de sílica faz com que a luz viaje 31% mais lenta do que a velocidade máxima da luz no vácuo (186,282 milhas por segundo de velocidade ou 299.792.458 metros por segundo).
Tudo isso soa muito bem, mas não esperamos ver esses 10 terabytes por segundo em nossas casas tão cedo. Muito provavelmente, esses cabos de fibra óptica ocos primeiramente serão usados em centros de dados com supercomputadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário